Trabalhos Científicos

REGULAMENTO TRABALHOS CIENTÍFICOS – TEMAS LIVRES ORAIS E PÔSTERES

1) Os trabalhos científicos deverão ser enviados à Comissão Científica do Congresso através do endereço eletrônico a partir de 18/12/2017: blcongressoseventos@gmail.com

2) O prazo para o envio dos resumos dos trabalhos será até 16/04/2018.

3) Os resumos serão analisados pela Comissão Científica que definirá pela aceitação ou não da apresentação oral do tema livre ou exposição sob a forma de pôster, conforme o caso. O autor do tema livre ou pôster será informado até o dia 16/04/2018 da aceitação ou não.

4) Os autores dos Temas Livres selecionados para apresentação oral terão 10 minutos para apresentação. Ao final de cada sessão será aberto debate com a plateia.

5) Para que conste no Programa Científico do congresso o autor que submeteu o trabalho e irá apresentá-lo (relator) deverá estar inscrito no Congresso até 30/04/2018 (inscrição terá o valor inicial da inscrição no Congresso).

5.1) Número de autores: cada trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) autores, já incluindo o autor responsável pela submissão. É permitido a qualquer autor submeter mais de um trabalho.

6) Relação de áreas temáticas para apresentação de Temas Livres:

Exposição a Fatores e Condições de Riscos Ocupacionais;

Higiene Ocupacional;
Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes;
Avaliação da saúde dos trabalhadores e doenças relacionadas ao trabalho;

Promoção da Saúde no Trabalho – Doenças Crônicas, infecciosas e Degenerativas;
Serviços de Saúde e Gestão em Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho;
Ensino, Educação Capacitação e Treinamento;
Epidemiologia e Gestão da Informação em saúde e segurança do trabalho;
Politicas Publicas em Saúde do Trabalhador;
Pericias em Medicina do Trabalho;
Legislação trabalhista e previdenciária;

Ergonomia e Organização do Trabalho;
Toxicologia Ocupacional;

7) Critérios na avaliação dos trabalhos

A Comissão científica adotará os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos: Clareza na apresentação geral, redação do texto; Relevância do tema e o seu grau de importância para o desenvolvimento da saúde no trabalho; Originalidade, grau de ineditismo; Configuração estrutural de um trabalho científico.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

1) Os requisitos de formatação para os resumos são obrigatórios. Não serão aceitos resumos fora destes padrões ou com textos “a completar”. A seguir requisitos de formatação para os resumos:

a) Título: deve estar em letras maiúsculas – tipo de letra Arial, tamanho 12, em negrito. Deve-se utilizar o alinhamento central do parágrafo;

b) Área temática: deve estar em letras minúsculas – tipo de letra Arial, tamanho 12. Deve-se utilizar o alinhamento central do parágrafo;

c) Nome do(s) autor(es): SOBRENOME em letras maiúsculas, seguido do nome em letras minúsculas, sem abreviação, seguindo o alinhamento central; usando tipo de letra Arial, tamanho 12.

o Número de autores: cada trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) autores, já incluindo o autor responsável pela submissão. É permitido a qualquer autor submeter mais de um trabalho.

d) Qualificativos do(s) autor(es): formação de graduação, titulação, instituição em que atua e cargo, usando tipo de letra Arial, tamanho 12. Os dados qualificativos referentes a cada autor deverão ser indicados por numeração sobrescrita, separados por ponto-final. Devem ser fornecidos endereço e e-mail para contato com um dos autores, que pode ser o apresentador ou outro responsável;

e) Corpo do Resumo: deve ser apresentado em parágrafo único, conter até 500 palavras utilizando tipo Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado e espaço simples. O resumo deve conter breve introdução, objetivo(s) do trabalho, descrição dos métodos empregados no desenvolvimento do estudo, principais resultados e as conclusões. Os itens introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão devem estar presentes no corpo do resumo e em negrito. O resumo não deve conter fórmulas, gráficos, figuras ou referências bibliográficas;

f) Palavras-chave: devem ser indicadas no mínimo três e no máximo cinco. Cada palavra-chave deve ser iniciada em maiúscula e separada por ponto-final. Sugere-se o uso do dicionário de descritores da BVS – http://decs.bvs.br

2) Extensão do Arquivo: os arquivos devem ser editados e gravados no formato *.pdf, *.doc ou *.docx;

3) Configurações da página: tamanho de papel A4 (29,7×21 cm); margem superior – 2,5 cm; margem inferior – 3,0 cm; margens esquerda e direita – 1,5 cm; fonte Arial; tamanho da letra 12; alinhamento justificado.

NORMAS PARA CONFECÇÃO DOS PÔSTERES

A organização do congresso valorizará a sessão de pôster, destinando local e horário especial para a exposição e apresentação pelo (s) autor (es) conforme indicado na programação do evento. Os pôsteres ficarão expostos durante todo evento e será necessário que pelo menos um dos autores do pôster esteja presente no local da exposição na data e horário a ser estipulado pela Comissão Organizadora do evento.

Dimensões máximas do pôster: 0,90m (largura) x 1,00m (altura).

O trabalho a ser apresentado em pôster deverá seguir a seguinte organização: Título; nome do (s) autor (es), Instituição (endereço completo); 1- Introdução; 2- Objetivos; 3- Material e Métodos; 4- Resultados; 5- Discussão (se for justificável); 6- Conclusão; 7- Recomendações; 8- Referências.

back to top